terça-feira, 3 de julho de 2007

Ensaio sobre a escrita.

E se de repente todos decidissem começar a escrever… Este podia ser o mote para mais um romance de Saramago! Mas não, é apenas uma constatação. Ou talvez uma daquelas coincidências sentidas pelas grávidas, que lhes parece que nunca viram tantas mulheres grávidas à sua volta, ou por qualquer outra pessoa que tem alguma novidade em si, e de repente começa a reparar na quantidade de pessoas à sua volta que partilham o mesmo tipo de característica… Não porque seja novidade para essas pessoas, apenas porque nunca havia sido reparado ou dada a importância devida!
Pois comigo aconteceu exactamente isso, no meu caso não se trata de gravidez, apesar de ter sentido o fenómeno já por duas vezes, embora por interposta pessoa. É mais pelo sentido da novidade, pois decidi começar a escrever qualquer coisa (já falei sobre o assunto)! Na realidade, quanto mais vou partilhando esta minha novidade, apenas para um grupo restrito de pessoas, mais me vou apercebendo da quantidade de pessoas à minha volta que tem um fraquinho pela escrita, mas que tem tudo guardado numa gaveta a sete chaves (o número de chaves não tem de ser sete, mas o dito popular é assim, não serei eu a contradizê-lo). Desde contos infantis a poesia, há de tudo para partilhar, sendo que nalguns casos a faceta até era desconhecida dos próprios irmãos!
Se calhar comecei da maneira errada, não tinha nada guardado, escrevia uma coisa ou outra, dizia outras tantas, mas era tudo ocasional, nunca ficou nada registado para a prosperidade. Agora que decidi escrever, vai directamente para um blog, de modo a não poder arrepender-me! Se ao menos servir para ir descobrindo o bom material que andava escondido por essas gavetas fora, já tenho um ponto positivo…

4 comentários:

Anónimo disse...

se eu fosse uma pessoa "importante" os meus diários (começaram a ser escritos quando fiz 10 anos) ainda davam direiro a livroSSSS
já nem sei com os guardar :)

Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...

Já sei amiga, também escreve só para a gaveta? Levento-me por vezes de magrugada, noite ainda , com a cabeça num reboliço.. Sai uma enchorada de coisas que vou escrevendo.. Eu sou louca certamente.. E continuo a escrever.. Não a escrever bem ou mal... Simplesmente a escrever o que me vai na alma. Deixo um abraço e o desejo de boa semana..

Anima Mundi disse...

Continua a escrever Ricardo! Quem sabe os escritos que se vão acumulando na gaveta, ou até num blogue, ganham vida dentro de um livro?
Mil beijinhos!