sábado, 10 de novembro de 2007

A Sapiência dos Ignorantes!

É engraçado como por vezes questionamos tudo com que nos deparamos, pedimos provas e explicações, e noutras situações limitamo-nos a assimilar o que nos dizem de pequeninos, aceitando as coisas como facto consumado, sem que nunca nos tenhamos interrogado sobre a sua origem ou história. É engraçado o pensamento das pessoas ditas “mais evoluídas” ou “mais cultas”, apenas porque têm mais estudos ou mesmo educação (muitas vezes os estudos e a educação diferem largamente), face ao dos que não tiveram um bafejo de sorte na vida, ou simplesmente não o souberam aproveitar e que, não tendo o conhecimento devido, seguem a sua própria lógica ou raciocínio.
Deixando-me de devaneios e concretizando a situação, deparei-me esta semana com uma folha de registo de limpezas de uma casa de banho, daquelas que normalmente estão junto à porta e indicam, para um dado período temporal (neste caso, um mês), a data, hora e nome da funcionária do serviço de limpezas que passou pelo local. Tipicamente faço aquilo que a maioria fará, nem reparo no dito papel. Mas desta vez, por mero acaso do destino ou outra razão qualquer, calhou a passar os olhos e reparar num pequeno pormenor, sem a mínima importância, mas que me levou a reflectir um pouco sobre o assunto. Estando nós no mês de Novembro e sendo o referido papel respeitante ao mês corrente, alguém, certamente a funcionária que habitualmente limpa a casa de banho, cujo perfil poderá encaixar perfeitamente no descrito anteriormente, preencheu o espaço destinado à indicação do mês de registo com o número 9 (nove)! Será que a senhora anda dois meses atrasada, ou simplesmente, não sendo uma pessoa letrada, preencheu com aquilo que a sua lógica (que merece todo o respeito, ainda mais neste caso) lhe indicou como sendo o mais correcto? Se virmos bem, por que motivo terão os nomes dos meses do ano prefixos que são números distintos do número ordinal correspondente ao próprio mês? Os meses de Setembro, Novembro e Dezembro têm como prefixos os números Sete, Nove e Dez, e o mês de Outubro (October em inglês), tem como prefixo Octo, que significa Oito!
Como ignorante é aquele que não quer aprender, resolvi investigar um pouco a questão (a net faz maravilhas) e descobri aquilo que muito provavelmente já tinha aprendido, mas quando era uma criança de dez anos, e como já muitos tentaram provar, nem todo o conhecimento prevalece com a idade. A questão é simples! Actualmente, no mundo ocidental (desde o século XVI), regemo-nos pelo calendário gregoriano (promulgado pelo Papa Gregório XIII), composto por doze meses. Este calendário é baseado no calendário juliano, instituído por Júlio César (que por sua vez teve como origem o calendário romano) e que surgiu precisamente para impor um pouco de ordem no calendário, uma vez que o calendário romano mudou a sua forma diversas vezes, tendo começado como um calendário lunar, de apenas dez meses (de Março a Dezembro), tal como já haviam feito os Gregos do tempo antigo. Tendo o nome de alguns meses sido substituído ao longo dos tempos por nomes de deuses ou imperadores romanos, os últimos quatro meses do ano prevaleceram até aos nossos dias na sua forma original, sendo que, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro significam, respectivamente, o sétimo, oitavo, nono e décimo meses. Não teria sido melhor mudar o nome a todos? Afinal a senhora da limpeza não é sapo, é sapiens!
Resta-me a curiosidade de aguardar por Dezembro e verificar se o novo papel aparece preenchido com o mês 10 (dez)…

Sem comentários: